Início » Desrespeito dos cemitérios e túmulos tendem a aumentar em várias regiões angolanas

Desrespeito dos cemitérios e túmulos tendem a aumentar em várias regiões angolanas

O sacerdote, que falava em alusão ao Dia dos Finados, que se assinalou dia 1 de novembro, criticou o uso de bebidas alcoólicas em cemitérios, gritarias e danças profanas, bem como os que pisam em campas.

Defendeu a necessidade de se acabar com a venda de bebidas alcoólicas nas imediações dos cemitérios, para que “os mortos descansem em paz”.

Acrescentou que os campos santos, como também são chamados os cemitérios, devem ser lugares para pensar e refletir sobre a vida e recordar os ente-queridos que já partiram para a eternidade

“É tarefa de todos os cidadãos, crentes ou não, proteger e cuidar os cemitérios”, disse o padre Correia Hilário.

Segundo o sacerdote, a limpeza dos cemitérios não deve ser feita, apenas, nas proximidades do Dia dos Finados.

Informou que o dia 2 de Novembro é a data em que a igreja lembra as pessoas que nos precederam na fé e que esperam, pela misericórdia de Deus, a salvação das suas almas, através da ressurreição.

“Desde os primeiros tempos, a igreja honrou a memória dos defuntos”, sublinhou o sacerdote, acrescentando que “lembrai-vos dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição”.

De referir que fiéis católicos de todo o mundo, desde o ano 1331, lembram, com orações e visitas aos túmulos dos ente-queridos, o Dia dos Defuntos, incluído no calendário litúrgico.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!