Início » Iranianos voltam às ruas desafiando ordens da Guarda Revolucionária

Iranianos voltam às ruas desafiando ordens da Guarda Revolucionária

Milhares de iranianos voltaram este fim de semana às ruas, desafiando uma ordem da poderosa Guarda Revolucionária para interromper as manifestações, que já vão na sétima semana, provocadas pela morte de Mahsa Amini. Estudantes reuniram-se durante a noite de sábado e no domingo em todo o país, mesmo depois de o major-general Hossein Salami, chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, ter deixado um aviso aos manifestantes: “Não venham para as ruas!”

Este domingo, forças de segurança dispararam tiros e gás lacrimogéneo contra uma reunião de estudantes na cidade de Sanandaj, sendo que vídeos do incidente mostram nuvens de fumo, ouvindo-se gritos de “liberdade”, informou a organização Hengaw, com sede na Noruega.

As autoridades iranianas têm endurecido a repressão nas universidades com a expulsão de estudantes das faculdades e residências pela sua participação nos protestos desencadeados pela morte de Mahsa Amini, para além da detenção de um número indeterminado de estudantes.

Fontes universitárias disseram à agência EFE que este fim de semana houve numerosas expulsões de estudantes de universidades e residências estudantis em Teerão, pelo seu papel nos protestos. “Até agora os estudantes podiam protestar num clima de relativa liberdade”, disse uma fonte universitária à EFE, que solicitou o anonimato, acrescentando: “Isto acabou”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!