Início Brasil Lula acusa Bolsonaro de querer criar um Supremo Tribunal “favorável a ele”

Lula acusa Bolsonaro de querer criar um Supremo Tribunal “favorável a ele”

Lusa

O ex-presidente e candidato Lula da Silva, acusou ontem o seu rival, o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, na segunda-feira, de querer criar um Supremo Tribunal “favorável a ele”

“Há uma tentativa de destruir instituições” disse Lula durante uma reunião com um grupo de intelectuais.

“O cidadão que está prometendo aumentar o número de membros da Suprema Corte na perspetiva de fazer uma Suprema Corte favorável a ele”, acrescentou

Lula referiu-se assim a declarações controversas feitas por Bolsonaro durante uma entrevista, na qual disse que estava a considerar uma proposta para aumentar o número de juízes do Supremo Tribunal, embora tenha assegurado que só discutiria o assunto após as eleições.

Depois de gerar controvérsia sobre essas declarações, Bolsonaro disse no domingo que iria descartar a ideia se o Supremo Tribunal “baixasse um pouco a temperatura”.

O líder brasileiro mantém uma disputa tensa com o poder judicial, que acusa de ter tomado decisões contra ele e alguns dos seus aliados, motivados pelo “ativismo” político.

Bolsonaro nomeou dois dos onze juízes que compõem o Supremo Tribunal Federal.

Para aprovar um eventual aumento do número de juízes, seria necessário fazer aprovar uma emenda constitucional de legalidade duvidosa, uma vez que a Constituição veta qualquer reforma que seja contrária à independência dos três ramos do Governo.

Lula venceu a primeira volta das eleições com 48,4% dos votos e Bolsonaro recebeu 43,2%, pelo que os dois candidatos terão de se enfrentar numa segunda volta marcada para 30 de outubro.

Uma sondagem divulgada hoje pelo instituto Ipec, indica que Lula da Silva tem 51% das intenções de voto e que Jair Bolsonaro tem 42%.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!