Cientistas deixam ainda algumas recomendações para evitar a contaminação, durante a lactação, por microplásticos como polietileno, polipropileno, PVC. Deixam ainda alerta sobre cosméticos, pastas dentífricas e roupa sintética
Cientistas deixam alerta após análise de leite materno de 34 mulheres e uma semana depois do nascimento do bebé. O estudo foi feito em Roma, Itália, e publicado na revista Polymers, e detetou a presença de polietileno, polipropileno, PVC e outros microplásticos em dois terços da amostra.
A presença destas substâncias no corpo humano tem vindo a ser cada vez mais evidente e estudada, bem como os alimentos com maior risco de impacto nesta contaminação.
Substâncias que têm demonstrado ter efeitos tóxicos em espécies estudadas laboratorialmente e na fauna marinha, tendo já sido detetados em sangue humano e placenta (2020) em estudos anteriores. Ora, o ser humano não escapará a este efeito, com a agravante de os bebés estarem em maior risco dada a sua vulnerabilidade.
Estas conclusões vêm deixar um alerta muito claro sobre a alimentação e um pedido urgente: mais estudos devem ser feitos o quanto antes, identificando fatores de risco concretos.
Leia mais de Delas