Início » Putin chama secreta russa para reforçar a segurança da ponte da Crimeia

Putin chama secreta russa para reforçar a segurança da ponte da Crimeia

Símbolo da anexação russa da Crimeia e importante via de abastecimento para as tropas de Moscovo no sul da Ucrânia, a ponte de Kerch ficou ontem parcialmente destruída numa explosão. Os ucranianos congratularam-se, mas não reivindicaram a responsabilidade – apesar de alegarem que “tudo o que é ilegal tem que ser destruído”. Os russos não apontaram o dedo a Kiev, mas consideraram que a reação que veio da capital ucraniana “é testamento da natureza terrorista” do “regime”. O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou aos serviços de informação (FSB) o reforço da segurança da ponte.

“De forma a aumentar a eficácia das medidas para proteger o corredor de transportes do estreito de Kerch”, além da rede elétrica e do gasoduto que passa por Krasnodar, Putin assinou um decreto a “confiar ao FSB a autoridade para organizar e coordenar medidas para proteger” essas infraestruturas. Isto numa altura em que as lideranças militares estão debaixo de críticas. O presidente ordenou ainda uma investigação à explosão que matou três pessoas, tendo sido retirados das águas os corpos de um homem e de uma mulher, que seguiam num carro na ponte.

Leia ainda: Explosão destrói única ponte que liga Crimeia à Rússia

A explosão às 06.07 em Moscovo (04.07 em Lisboa) e, segundo o comité nacional antiterrorismo, “foi desencadeada num veículo de carga na parte rodoviária da ponte”, que por sua vez “incendiou sete tanques de combustíveis de um comboio que ia a caminho da península da Crimeia”. Como consequência, “duas secções da autoestrada colapsaram parcialmente”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!