Início » Contas equilibradas representam maior aptidão para absorção de investimentos

Contas equilibradas representam maior aptidão para absorção de investimentos

Isso foi declarado pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, ao discursar no acto de admissão de 25 por cento das acções representativas do Banco Caixa Geral de Angola (BCGA).

Manuel Nunes Júnior lembrou que de um pico de 41 por cento, em 2016, a inflação caiu para 30 por cento em Agosto de ano passado e para 19,7 por cento no mesmo mês do ano em curso, com expectativas de que venha a diminuir ainda mais, mantendo a tendência decrescente.

A dívida pública em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), prosseguiu, tem estado a diminuir, tendo o seu stock baixado de 128,7 por cento do PIB, em 2020, para 82,1, em 2021.

As contas internas e externas do país estão equilibradas, graças às medidas que foram tomadas nos últimos cinco anos, afirmou o ministro, notando que, no domínio das contas internas, de 2018 a 2022 (com excepção de 2020), os saldos orçamentais do país foram superavitários, quando, no período de 2014 a 2017, Angola enfrentou défices orçamentais sucessivos.

O indicador positivo das contas externas foi provocado pelo equilíbrio dos saldos conta corrente da balança de pagamentos de 2018 a 2021, “o que significa que os fluxos de moeda externa têm sido superiores à saída destes recursos do país”, garantindo a estabilidade das Receitas Internacionais Líquidas (RIL).

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!