Início Destaques Os possíveis candidatos para substituir Boris Johnson

Os possíveis candidatos para substituir Boris Johnson

Vários nomes, sem um claro favorito, circulam para suceder o primeiro-ministro britânico Boris Johnson como líder do Partido Conservador, após sua renúncia nesta quinta-feira (7).

Leia mais sobre o assunto: Boris Johnson demite-se. “É clara a vontade do Partido”

Ben Wallace

O ministro da Defesa, de 52 anos, é mais popular que nunca após a ajuda à Ucrânia devido à invasão russa. Embora sempre tenha negado interesse em assumir a liderança do Partido Conservador, os integrantes da formação o consideram uma pessoa franca e capaz.

De acordo com uma pesquisa do instituto YouGov, realizada entre membros do Partido Conservador e publicada nesta quinta, Wallace, à frente do ministério da Defesa desde 2019, venceria os rivais na disputa para a escolha de um novo líder da formação, que automaticamente vira o primeiro-ministro.

Penny Mourdaunt

Ex-ministra da Defesa e atual secretária de Estado do Comércio Exterior, Penny Mordaunt, de 49 anos, foi uma das figuras da campanha a favor do Brexit em 2016 e desde então trabalha nas negociações de acordos comerciais para o Reino Unido.

Leia também: Grupo de ministros vai pedir a Boris Johnson que se demita

Considerada uma boa oradora, estima-se que possa ser uma candidata de unidade, capaz de obter apoio de diferentes alas do Partido Conservador. De acordo com a pesquisa YouGov, ela estaria na segunda posição entre os favoritos para liderar o Partido Conservador, atrás apenas de Wallace.

Rishi Sunak

O ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, o primeiro hindu a ocupar o cargo, foi um dos dois ministros de grande destaque que pediu demissão na terça-feira e iniciou a crise política. Ele já chegou a ser considerado o grande favorito para suceder Johnson, mas perdeu a legitimidade após uma série de escândalos.

Os casos giravam em torno do status fiscal vantajoso de sua esposa bilionária indiana, que lhe permitia evitar o pagamento de milhões em impostos no Reino Unido, e a autorização de residência nos EUA que Sunak tinha até o ano passado.

Ex-analista do banco Goldman Sachs e funcionário de um fundo especulativo, casado com a filha de um magnata indiano, Sunak, cujos avós emigraram do norte da Índia para o Reino Unido na década de 1960, acumulou uma fortuna pessoal substancial antes de se tornar um deputado em 2015.

Defensor do Brexit, de 42 anos, foi nomeado ministro das Finanças em 2020, um cargo importante em meio à pandemia, mas foi criticado por fazer muito pouco para combater a sufocante crise do custo de vida.

Jeremy Hunt

Ex-ministro de Relações Exteriores e Saúde Jeremy Hunt, de 55 anos, perdeu para Boris Johnson a liderança conservadora de 2019, quando se apresentou como a alternativa “séria”. Desde então, ele se prepara para concorrer novamente, construindo apoios e ficando fora do governo Johnson.

Colega de Johnson e do ex-primeiro-ministro conservador David Cameron na Universidade de Oxford, Hunt, que foi professor de inglês no Japão e é fluente em japonês, é presidente do Comitê Parlamentar de Saúde.