Início » O que nos diz a inflação

O que nos diz a inflação

Paulo RegoPaulo Rego*
Paulo Rego

O aumento do custo de vida é hoje o bicho papão em todo o lado: mais de sete por cento em Portugal e na média europeia; acima de oito por cento na China… são números que traduzem um segundo impacto negativo no nível de vida, após um primeiro impacto negativo da COVID-19, esse centrado na queda da produção, do consumo, e na imobilidade.

Curiosamente – ou não – Macau está outra vez em contraciclo. A inflação pouco ultrapassou um ponto percentual, em Março. Mas isso não é necessariamente positivo. E esse é um dos debates que merece o interesse coletivo.

Há uma longa narrativa em Macau sobre o apuramento dos preços, o rigor das análises ou a validade dos cabazes incluídos no cálculo… é um debate não resolvido; mas neste caso lateral. Os grandes números mostram-nos, como nos mostra o dia-a-dia, que Macau vive até um contexto de deflação/estagnação. A má notícia, neste caso, e que isso resulta de uma pobre performance económica e a crise que se abateu sobre o jogo não anuncia ainda sinais compensatórios. No mundo lá fora, a inflação, se é verdade que anuncia perigos de curto e médio prazo, permite também perceber uma vitalidade que em nada se compara com a paralisia da crise pandémica.

Leia também: Macau ID

Macau vive em consistente estado de contradição: pioneiro no ataque à pandemia; conservador no estado de exceção que arrasta; é incapaz de religar os motores de uma economia refém de que as fronteiras voltem a abrir e o milagre da multiplicação a atravesse. Não vai acontecer.

A consciência disso é essencial. É preciso diversificar objetivos, lançar projetos, assumir lideranças… está em causa o próprio debate da autonomia e da identidade. Porque ele também é económico – não é só ideológico ou estratégico. Por outro lado, no mindset da elite chinesa, a pressão económica e social é argumento para encerrar o debate político.

A dimensão do PIB que Macau precisa ter inclui necessariamente a recuperação dos casinos… Mas o futuro da cidade não se joga no pano verde.

*Diretor-Geral do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!