Início Opinião Iniciativa de Segurança Global: Chave dourada para resolver os desafios globais de segurança

Iniciativa de Segurança Global: Chave dourada para resolver os desafios globais de segurança

Liu XianfaLiu Xianfa*

O Presidente Xi Jinping propôs a 21 de Abril, a Iniciativa de Segurança Global no seu discurso durante a Conferência Anual do Fórum Boao para a Ásia 2022

Encarando diretamente as mudanças cruciais do mundo e respondendo às questões do nosso tempo, a Iniciativa é uma chave dourada para eliminar o défice de segurança global e resolver os desafios globais de segurança. Esta promove ainda mais, com base na visão de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável, a construção duma arquitetura global e regional de segurança equilibrada, eficaz e sustentável. Isto será também capaz de contribuir para a paz e para o desenvolvimento global através da sabedoria chinesa, altamente apreciada e apoiada pela comunidade internacional.

A Iniciativa de Segurança Global está resolutamente em conformidade com o pedido de paz e desenvolvimento do nosso tempo.

A paz e o desenvolvimento são temas que dominam a atualidade, mas a instabilidade e a incerteza da segurança global têm aumentado significativamente.

Unilateralismo, hegemonismo, política de poder a correr contra a corrente, conflitos geopolíticos uns atrás dos outros e causados pela política do bloco e pela mentalidade da Guerra Fria, ameaças de segurança não-tradicionais como o terrorismo, mudanças climáticas, a crise energética e a segurança alimentar estão a espalhar-se continuamente.

Atualmente, o mundo está a passar por mudanças profundas sem precedentes, como a pandemia da Covid-19 e a crise de Ucrânia. A situação internacional está mais complexa e turbulenta, enquanto a paz e o desenvolvimento do nosso tempo enfrentam desafios sérios.

Com memórias inesquecíveis de guerra e pobreza, a China tem ido à procura, de forma incansável, da paz e do desenvolvimento. A Iniciativa de Segurança Global, juntamente com a Iniciativa de Desenvolvimento Global proposta pelo Presidente Xi Jinping no ano passado, injetaram estabilidade e energia positiva, criando ferramentas para impedir que o mundo caísse num abismo.

A Iniciativa dá respostas explícitas sobre “que tipo de segurança o mundo precisa e de que maneira os países podem alcançar uma segurança comum”. A crise da Ucrânia ensina ao mundo que ir à procura da segurança exclusiva e basear a mesma na insegurança de outros países só levará a uma incerteza coletiva. A Iniciativa abandona e transcende as teorias de segurança geopolíticas ocidentais e assume seis frentes como a sua essência central. Estas incluem esforços para manter uma visão de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável;respeitar a soberania e a integridade territorial de todos os países;observar os propósitos e princípios da Carta da ONU;levar a sério as preocupações legítimas de segurança de todos os países;resolver as diferenças entre os países por meios pacíficos através do diálogo;preservar a segurança nos domínios tradicionais e não tradicionais entre outros.

As seis frentes têm não só projetos de alto nível, mas também planos específicos que apontam para um caminho claro de um mundo de paz duradoura e segurança universal.

A Iniciativa de Segurança e de Desenvolvimento Global oferecem a solução para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Um antigo filósofo chinês observou que a“estabilidade traz prosperidade a um país, enquanto a instabilidade leva outro à pobreza”. As ramificações globais da pandemia e da crise na Ucrânia lembram-nos de que os países são como passageiros a bordo do mesmo navio, partilhando um destino comum.

Para o navio atravessar uma tempestade, em direção a um futuro brilhante, todos se devem unir. A ideia de atirar alguém borda fora não é aceitável. A única escolha certa é construir uma comunidade com um futuro compartilhado, enfrentando os desafios globais para alcançar a paz duradoura e o desenvolvimento sustentável. O Presidente Xi Jinping, tendo em mente o futuro e destino para a humanidade, propôs a Iniciativa de Desenvolvimento Global e a Iniciativa de Segurança Global. Estes planos oferecem um conjunto de ideias importantes para a inovação do sistema da governança global, fazendo disto um plano viável e de longo alcance.

O mundo está em constante avanço. Aqueles que seguem este trajeto vão prosperar. A paz duradoura e a segurança universal são temas comuns à humanidade e à história do nosso tempo. A China assumirá a missão histórica e dará as mãos a todos os países amantes da paz, no sentido de realizar bem a Iniciativa de Segurança Global. Isto abrirá um amplo caminho para a paz duradoura e a segurança universal.

*Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China na Região Administrativa Especial de Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!