Início » O petróleo venezuelano pode substituir o fornecimento russo?

O petróleo venezuelano pode substituir o fornecimento russo?

Guerra na Ucrânia abre esquema que a ditadura venezuelana tentará aproveitar para se posicionar após anos de sanções.

No último 6 de março, uma delegação do governo de Joe Biden viajou a Caracas para se encontrar com Nicolás Maduro. A visita foi mais uma das que os diplomatas ocidentais estão realizando a diferentes potências petrolíferas a fim de incrementar a injeção de hidrocarbonetos no mercado energético global para compensar a escassez causada pelas sanções contra a Rússia.

Estes movimentos implicaram numa aproximação com regimes pouco democráticos e conhecidos pelo seu histórico precário em matéria de direitos humanos, tais como o Turquemenistão, a Nigéria, a Arábia Saudita e a própria Venezuela.

Este encontro “exploratório” evidencia a disposição de Biden de deixar de lado a “transição energética” face a uma eventual escassez de petróleo, a poucos meses das eleições legislativas de novembro de 2022. Mas, por outro lado, o diálogo direto dos representantes diplomáticos com o regime de Maduro também revela uma mudança na política externa em relação à Venezuela, apesar de que a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, insistiu em não reconhecer Nicolás Maduro como líder da Venezuela.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!