Início Política Navalny condenado a nove anos de prisão

Navalny condenado a nove anos de prisão

O dirigente oposicionista russo Alexei Navalny foi esta terça-feira condenado a nove anos de prisão por fraude e ofensas ao tribunal, tendo ainda que pagar uma multa de 1,2 milhões de rublos (mais de 10 mil euros).

Navalny já reagiu à notícia, através das redes sociais. “9 anos. Bem, como diziam as personagens da minha série televisiva favorita The Wire: ‘Tu só cumpres dois dias. O dia em que entras e o dia em que sais’. Tinha até uma camisola com esta frase, mas as autoridades prisionais confiscaram-na, considerando a estampa extremista”, pode ler-se no Twitter.

O opositor russo foi considerado culpado de uma “fraude” que “envolve grandes quantias de dinheiro”, mas vai cumprir uma pena inferior aos 13 anos que a Procuradoria tinha pedido.

“Navalny cometeu fraude. Quer dizer: apropriação de bens alheios através do engano e do abuso de confiança”, disse a juíza Margarita Kotova, citada pela agência Interfax.

A juíza falava na prisão onde Alexei Navalny se encontra detido desde que regressou à Rússia em janeiro de 2021, depois de ter estado em convalescença num hospital na Alemanha na sequência de envenenamento.

O caso de fraude contra o oposicionista que fundou centros de denúncia anticorrupção na Rússia está a ser julgado desde o ano passado.

O ativista russo de 45 anos foi julgado no estabelecimento prisional onde se encontra, a 100 quilómetros de Moscovo, numa sala de tribunal improvisada no local.

De acordo com a agência France Presse, Navalny compareceu na sessão desta terça-feira com o tradicional uniforme prisional aparentando estar mais magro, mas mostrando boa disposição na conversa que manteve com os advogados de defesa.

Sem surpresa, a juíza Margarita Kotova apontou Navalny como “culpado” e a sessão pode ainda prolongar-se durante várias horas antes da leitura da condenação.

“Navalny cometeu fraude e o roubo de bens através de um grupo organizado”, disse a juíza, acrescentando que o réu faltou ao respeito ao tribunal “insultando um juiz” durante o julgamento.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!