Início Cabo Verde China enaltece contribuições de Cabo Verde na área climática durante FOCAC

China enaltece contribuições de Cabo Verde na área climática durante FOCAC

A prestação de Cabo Verde durante o Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) foi elogiada pela China, tendo o país do Atlântico dado “contribuições positivas”, segundo referiu Du Xiaocong, embaixador da China em Cabo Verde. 

O diplomata especificou que no processo de preparação dos quatro documentos finais aprovados no Fórum, a delegação cabo-verdiana “participou ativamente nas negociações”. A título de exemplo, apontou para as propostas do país no aperfeiçoamento da “Declaração sobre a Cooperação da China para Enfrentar as Alterações Climáticas”. 

Leia também: China quer relações com Cabo Verde num “novo nível”

Du Xiacong relembrou ainda que, no início deste ano, a China e Cabo Verde já tinham assinado um protocolo de cooperação na área da economia e tecnologia. Além deste diploma, foi também oficializada a cooperação entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Ministério da Agricultura cabo-verdiano, de modo a receber o apoio chinês no desenvolvimento da ciência e tecnologia agrícola. O mesmo responsável acredita que o comércio não governamental entre os dois países é “cada vez mais dinâmico”. 

“No âmbito do Fórum de Cooperação China-África, as comunicações e a cooperação pragmática entre a China e Cabo Verde têm novas oportunidades em várias áreas”, enfatizou. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!