A prestação de Cabo Verde durante o Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) foi elogiada pela China, tendo o país do Atlântico dado “contribuições positivas”, segundo referiu Du Xiaocong, embaixador da China em Cabo Verde.
O diplomata especificou que no processo de preparação dos quatro documentos finais aprovados no Fórum, a delegação cabo-verdiana “participou ativamente nas negociações”. A título de exemplo, apontou para as propostas do país no aperfeiçoamento da “Declaração sobre a Cooperação da China para Enfrentar as Alterações Climáticas”.
Leia também: China quer relações com Cabo Verde num “novo nível”
Du Xiacong relembrou ainda que, no início deste ano, a China e Cabo Verde já tinham assinado um protocolo de cooperação na área da economia e tecnologia. Além deste diploma, foi também oficializada a cooperação entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Ministério da Agricultura cabo-verdiano, de modo a receber o apoio chinês no desenvolvimento da ciência e tecnologia agrícola. O mesmo responsável acredita que o comércio não governamental entre os dois países é “cada vez mais dinâmico”.
“No âmbito do Fórum de Cooperação China-África, as comunicações e a cooperação pragmática entre a China e Cabo Verde têm novas oportunidades em várias áreas”, enfatizou.
Este artigo está disponível em: 繁體中文