Astrónomos identificam 70 planetas "errantes" na Via Láctea

Astrónomos identificam 70 planetas “errantes” na Via Láctea

Os 70 planetas, identificados por astrónomos, apresentam massas comparáveis à de Júpiter. O estudo do Observatório Europeu do Sul sugere que poderão existir milhares de milhões destes planetas gigantes a “vaguearem” pela Via Láctea

Astrónomos identificam novos planetas errantes. Foram identificados pelo menos 70 novos planetas “errantes”, sem estrela hospedeira, na Via Láctea, o “maior grupo” destes planetas alguma vez descoberto, divulgou esta quarta-feira o Observatório Europeu do Sul (OES).

Os planetas errantes são planetas que não orbitam nenhuma estrela e no caso estudado apresentam massas comparáveis à de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, localizando-se numa região de formação de estrelas próxima do Sol, na direção das constelações de Escorpião e Ofiúco.

Os astrónomos utilizaram dados de vários telescópios do OES, no Chile, e do satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia, tirando partido do facto de “alguns milhões de anos após a sua formação estes planetas estarem ainda suficientemente quentes para brilharem, o que os torna diretamente detetáveis pelas câmaras sensíveis dos grandes telescópios”, refere o OES em comunicado.