Início » Angola e China abordam cooperação bilateral

Angola e China abordam cooperação bilateral

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador da China em Angola, Gong Tao, reuniram-se, quarta-feira (15), em Luanda, para o aprofundamento da cooperação bilateral entre os dois países.

Em aproximadamente 45 minutos, as duas individualidades fizeram um rescaldo do Fórum de Parceria Económica África-China (FOCAC), realizado de 29 a 30 de Novembro de 2021, em Dakar, Senegal, assim como analisaram aspectos ligados com o encontro mantido entre os ministros  das Relações Exteriores de Angola e o dos Negócios Es-trangeiros da China, à margem do FOCAC.

O FOCAC é um fórum que acontece na China ou num país africano em alternância, fundado em Outubro de 2000, na primeira Conferência Ministerial em Pequim.

É parte de uma tendência crescente de Cooperação Sul-Sul, que oferece uma alternativa aos mecanismos tradicionais de assistência ao desenvolvimento e visa fortalecer a cooperação económica e as relações comerciais sino-africanas para estabelecer uma nova ordem internacional que melhor reflectirá as necessidades e interesses da China e da África.

Angola e a China são parceiros estratégicos nos mais variados domínios e a sua relação de amizade e cooperação tem se desenvolvido num ritmo acelerado.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!