Morreu o jornalista cuja pergunta fez cair o muro de Berlim -

Morreu o jornalista cuja pergunta fez cair o muro de Berlim

Riccardo Ehrman, o jornalista da ANSA conhecido como o homem que derrubou o Muro de Berlim, morreu em Madrid aos 92 anos, anunciou a sua esposa, Margherita à agência italiana ANSA, ao serviço da qual Ehrman se tornou protagonista de um dos momentos mais marcantes da história.

Ehrman ganhou notoriedade internacional por ter colocado a questão crucial que levou à queda do Muro de Berlim na conferência de imprensa realizada na noite de 9 de novembro de 1989 por Guenter Schabowski, o porta-voz do regime comunista da Alemanha Oriental.

Schabowski falava sobre medidas a favor de uma liberalização no regime de viagens privadas para os cidadãos da ex-RDA, que iriam passar a poder viajar livremente para o exterior. Foi então que Ehrman perguntou :”Mas quando é que essas novas regras entrarão em vigor?”, recorda a agência ANSA, na notícia sobre a morte do seu ex-jornalista.

Perante a questão do correspondente italiano, Schabowski enfiou a mão no bolso do casaco, onde tinha algumas folhas de papel, olhou para elas e depois respondeu, de forma hesitante: “Pelo que sei, de agora em diante”.

As palavras tiveram um efeito bombástico sobre os cidadãos da Alemanha Oriental, muitos dos quais tinham assistido em direto, pela televisão, à conferência de imprensa. Milhares de berlinenses orientais começaram a aglomerar-se em postos de passagem ao longo do Muro para conferir se o que tinham ouvido na televisão era verdade.

Leia mais em Diário de Notícias

Assine nossa Newsletter