Surto de gripe chega a São Paulo com vírus que escapa da vacina -

Surto de gripe chega a São Paulo com vírus que escapa da vacina

O vírus influenza A H3N2, o mesmo associado à epidemia de gripe Rio de Janeiro, está circulando na cidade de São Paulo e já provoca aumento de atendimentos nos prontos-socorros e internações em hospitais públicos e privados.

Segundo a infectologista Nancy Bellei, professora da Unifesp e coordenadora da testagem do Hospital São Paulo, entre segunda (13) e terça (14), já são nove pessoas hospitalizadas com o H3N2. Em uma semana, são 19 casos de internações. Ano passado, de março a junho, período de pico da gripe, foram 12 casos.

“Nós estamos numa epidemia de H3N2, não tenho dúvidas disso. No consultório, estou atendendo vários casos, minha filha teve, vários amigos dela tiveram”, afirma a médica.

O virologista Celso Granato, diretor clínico do Grupo Fleury, também diz que aumentou a taxa de positividade do H3N2 nas amostras analisadas, mas ainda não tem um número fechado. “Foi o que aconteceu no Rio. Lá aumentou mais de dez vezes a positividade nos exames [para o H3N2]. Agora tá chegando aqui.”

Nesta terça, o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, confirmou que a capital baiana também enfrenta surto de gripe. Só neste ano, foram registrados 77 casos de influenza, sendo 74 entre o final de novembro e o início de dezembro. Desses 74, 56 são do vírus H3N2.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Assine nossa Newsletter