Início Opinião A forma como recebemos informação

A forma como recebemos informação

Johnson ChaoJohnson Chao*

Mesmo antes de chegarmos a meados de outubro, Macau já emitiu dois sinais de tufão nº8.  

Tanto os canais televisivos, de rádio e página oficial de Facebook da TDM têm emitido informação atualizada sobre o tufão. Contudo, ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, o Canal Macau cancelou a emissão dos seus comunicados em inglês. Já durante os últimos dois tufões, muitos residentes deixaram comentários na página oficial do Canal Macau a pedir traduções em inglês dos vários vídeos partilhados em língua portuguesa. No entanto, o canal respondeu que apenas pode publicar informações em inglês na página de Facebook, talvez devido à falta de recursos do canal; e as atualizações sobre o tufão têm sido publicadas a cada duas horas, em vez de uma vez por hora. É importante mencionar que, no primeiro semestre deste ano, foi noticiado que cerca de 10 jornalistas portugueses pediram demissão por estarem insatisfeitos com as novas normas de edição jornalística impostas.  

No seu Relatório de Atividades Anual, a TDM menciona que, como membro da Estrutura de Proteção Civil, tem continuamente partilhado informação relevante sobre a prevenção de desastres aos residentes e visitantes de Macau. Mesmo assim, durante os últimos dois tufões, o público que não domina nem o chinês, nem o português, muitos dos quais imigrantes, não tem a seu dispor um canal de informação oficial.  

No ano de 2020, a TDM registou um gasto total de 350 milhões de patacas, com um orçamento governamental de 330 milhões. Apesar dos seus gastos aumentarem todos os anos, continuam sem satisfazer por completo as necessidades da população durante a época de tufões. Estará a estação pública a assumir as suas funções de responsabilidade social?  

*Editor da versão chinesa do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!