Reino Unido negoceia com talibãs saída de nacionais e aliados

Reino Unido negoceia com talibãs saída de nacionais e aliados

O Reino Unido negoceia com os talibãs para assegurar a “livre passagem” e a saída dos seus nacionais e aliados para fora do Afeganistão depois de o movimento extremista islâmico ter assumido o controlo do país

A Agência de notícias France-Presse (FP) obteve hoje a confirmação do Governo britânico de que Simon Gass, representante especial britânico para a transição no Afeganistão, viajará para Doha para se encontrar com os líderes talibãs.

Gass “vai encontrar-se com altos representantes talibãs para salientar a importância da livre passagem para fora do Afeganistão para os cidadãos britânicos e afegãos que trabalharam para nós”, disse o porta-voz do Governo em comunicado.

Esta é a primeira confirmação pública dos movimentos diplomáticos entre o Reino Unido e os talibãs para a saída de nacionais e aliados do território.

Londres juntou-se aos Estados Unidos numa operação gigantesca para retirar mais de 100.000 pessoas do Afeganistão, depois de o exército afegão se ter rendido aos talibãs.

O primeiro-ministro britânico tem sido fortemente criticado depois de milhares de afegãos que ajudaram a NATO terem ficado para trás no seu país.

O Reino Unido negoceia com talibãs saída dos seus nacionais e aliados onde, até agora, mais de 8.000 afegãos que ajudaram as forças da NATO conseguiram deixar o Afeganistão, e Londres deu garantias de que podem permanecer no Reino Unido.

Related posts
MundoPolítica

EI reivindica ataques contra talibãs no Afeganistão

MundoPolítica

Talibãs trocam Ministério dos Assuntos Femininos pelo da Prevenção do Vício

MundoPolítica

EUA afirmam que ataque de drone em Cabul matou 10 civis

MundoPolítica

UE sem informação sobre pacto entre Reino Unido, EUA e Austrália

Assine nossa Newsletter