Mais de 900 pessoas sob oservação – Veja o PDF - Plataforma Media

Mais de 900 pessoas sob oservação – Veja o PDF

PDF: Versão Integral do PLATAFORMA às sextas-feiras nas bancas em Macau

Na terça-feira, Macau confirmou 4 casos de Covid-19, da nova variante Delta, altamente contagiosa. Imediatamente foram acionadas medidas de prevenção, com a testagem em massa da população, estabelecimento de zonas vermelhas e amarelas. Mais de 900 pessoas consideradas contactos próximos ou secundários da família infetada estão sob observação médica. À data de publicação desta edição, mais de metade da população já se encontra testada e, até agora, não se detetou mais casos na RAEM.
Manchete: Mais de metade população já foi testada

Outros destaques nesta edição:

Paulo Rego – escreve esta semana sobre a ideia de Macau em manter o território fechado. A campanha de vacinação não caminha ao ritmo desejado pelas autoridades, e a pandemia cerca uma cidade isolada do resto do mundo, que vive na ilusão de que a economia superavitária da cidade durará para sempre. Na sua opinião, esperar pelo fim da pandemia é um erro, pois mesmo que esta tenha acabe, há outros vírus que entretanto podem aparecer.
Sinais: A solução é a vacina

Dinis Chan – fala-nos esta semana sobre a decisão do Tribunal de Última Instância relativamente à exclusão das três listas de candidatos à Assembleia Legislativa. Ao longo de 200 páginas, o Tribunal Coletivo acorda negar provimento aos recursos interpostos pelas listas, no entanto, a decisão não foi unânime. Evidencia ainda que o Governo deve dar prioridade ao interesse e bem maior da população.
Editorial: A escolha pelo melhor

O PLATAFORMA contactou dois advogados de Macau para darem a sua opinião jurídica sobre o acórdão do Tribunal de Última Instância relativamente às três listas de candidatos eleitorais. As posições assumidas por cada um revelam a divisão e a polémica que esta decisão provoca em Macau.
Justiça: Tribunal patriótico

Quatro profissionais do mundo do teatro em Macau contam ao PLATAFORMA as dificuldades que a pandemia de Covid-19 trouxe a uma indústria que já combatia várias frentes. A falta de espaços, apoios e a organização do calendário anual, são alguns dos pontos evidenciados pelos entrevistados.
Cultura: A realidade da indústria do teatro em Macau