Desmaios e pré-desmaios na vacinação contra Covid-19 são apenas stress - Plataforma Media

Desmaios e pré-desmaios na vacinação contra Covid-19 são apenas stress

Infarmed fala em “fobia de agulhas”. Quem tem histórico de desmaios e pré-desmaios deve fazer esse alerta no centro de vacinação contra a Covid-19.

OInfarmedAutoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, conclui que os desmaios durante a vacinação contra a Covid-19, como aqueles que ocorreram em Mafra a meio de julho, são apenas sintomas de stress.

A explicação está no último relatório sobre notificações de suspeitas de reações adversas em Portugal no processo de vacinação contra o SARS-CoV-2.

O documento detalha que este é um dos cinco tipos de reações adversas sob atenção das autoridades de saúde, em particular com a vacina da Janssen.

Os episódios de síncopes (desmaios), pré-síncopes (quase desmaios), hiperventilação e hipersudorese (excesso de suor) são “reações conhecidas e não graves que podem surgir como respostas de stress à vacinação (e não às vacinas), em particular, como resposta psicogénica a uma injeção com agulha”, naquilo que normalmente se classifica como “fobia de agulhas”.

Os casos anteriores podem manifestar-se antes, durante ou após a vacinação e é “um fenómeno mais recorrente em adultos jovens do sexo masculino” e a literatura citada pelo Infarmed (norte-americana e referente a situações com a vacina da Janssen) refere a possibilidade de ocorrerem de “forma agrupada, num curto espaço de tempo e num mesmo local de vacinação”, tal como aconteceu a 14 de julho em Mafra com um grupo de jovens.

Leia mais em TSF

Assine nossa Newsletter