Portugal só vai receber um terço das vacinas Janssen previstas para Agosto - Plataforma Media

Portugal só vai receber um terço das vacinas Janssen previstas para Agosto

Portugal deve receber apenas 200 mil das 600 mil doses da Janssen previstas para o mês de Agosto.

A informação foi avançada, esta sexta-feira, pelo coordenador do grupo de trabalho para a vacinação aos deputados da Comissão de Saúde, na qual deu ainda conta de que o país vai “enfrentar duas semanas de poucas primeiras doses”.

“A preocupação continua a ser a chegada e a atribuição de vacinas. Em agosto estavam previstas chegar cerca de 600 mil vacinas da Janssen e tive a má notícia de que devem chegar cerca de 200 mil vacinas. O Ministério da Saúde tem estado a tentar compensar estas quebras com aquisições, através de parceiros que não estejam a usar algumas destas vacinas ou antecipar vacinas do quarto trimestre para o terceiro trimestre porque é agora que nos interessa ter um maior número de vacinas”, explicou Gouveia e Melo.

Ainda assim, de acordo com o vice-almirante, o objetivo de ter 70% da população com vacinação completa deverá ser atingido entre 5 e 12 de setembro. Já entre 8 e 15 de agosto, 70% da população deverá estar inoculada com uma dose. Atualmente, 64% da população já tomou a primeira dose e quase metade tem o esquema vacinal completo.

Leia mais em Jornal de Notícias

Assine nossa Newsletter