Província do Canadá decreta emergência por incêndios

Província do Canadá decreta emergência por incêndios

A província ocidental canadiana da Colúmbia Britânica decretou estado de emergência nesta terça-feira devido ao avanço dos incêndios florestais, que devem crescer ainda mais nos próximos dias, devido ao forte calor e aos ventos

“Chegamos a um ponto crítico”, disse o ministro provincial de Segurança Pública, Mike Farnworth. “Com base no conselho dos funcionários de gerenciamento de incêndios florestais e emergências, e em minha sessão informativa da noite passada sobre a piora das condições climáticas, decreto estado de emergência na província”, declarou.

A decisão dá poderes para organizar evacuações em massa e fornecer acomodação de emergência para os desabrigados, explicou o ministro. Um total de 5.700 pessoas estavam sob ordem de evacuação na província nesta terça-feira, mais do dobro do dia anterior. Outros 32.000 residentes foram colocados em alerta.

Os incêndios devastam o oeste do Canadá e a costa oeste dos Estados Unidos há semanas, após uma onda de calor escaldante no fim de junho, que especialistas relacionaram às mudanças climáticas. Segundo o diretor de operações do serviço de incêndios florestais da Colúmbia Britânica, Cliff Chapman, cerca de 3.000 quilômetros quadrados já se transformaram em fumaça na província, mais de três vezes a área média que costuma queimar nessa altura do ano.

A província tem cerca de 300 incêndios florestais ativos, provocados pelo clima quente e seco, que deve continuar nos próximos dias, além de ventos crescentes, que podem espalhar as chamas.

O interior e o sudoeste da Colúmbia Britânica, incluindo parte de sua fronteira com os Estados Unidos, são particularmente afetados. Mais de 3.000 bombeiros lutam contra os incêndios em toda a província. 

Related posts
Mundo

Onda de calor e incêndios assolam oeste dos EUA e Canadá

Mundo

Oeste do Canadá sofre 'onda de calor', que gera temperaturas recorde

MundoPolítica

Mundo disposto a rever sanções contra Venezuela se diálogo interno avançar

MundoPolítica

Ministro canadiano critica falta de desculpas do Papa por abusos contra indígenas

Assine nossa Newsletter