Marcelo diz que a língua portuguesa é um dos “ativos grandes” do país

Marcelo diz que a língua portuguesa é um dos “ativos grandes” do país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que a língua portuguesa é um dos “ativos grandes” do país e sublinhou que os portugueses são “muito bons”, apesar da tendência para se minimizarem

“Temos um ativo óbvio que é o mar, que nos leva a todo o mundo. Temos outro ativo, que é a língua, que nos leva a todo o mundo, está presente em todo o mundo”, disse, vincando que o português é mais uma “língua oficial de organizações” ao nível mundial.

O chefe de Estado falava na entrega dos prémios do concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2021”, no Palácio de São Lourenço, residência oficial do representante da república para a Madeira, no Funchal.

O prémio foi instituído em 2013 pelo representante da República, Ireneu Barreto, e é dirigido aos alunos do 9.º ano de escolaridade, do ensino secundário e dos cursos gerais ou profissionalizantes.

Júlia Ferreira, aluna do 12.º ano da Escola Secundária Jaime Moniz, venceu o primeiro prémio, Clara Alves Vasconcelos, aluna do 12.º ano no mesmo estabelecimento, ficou em segundo lugar e Inês Pereira, aluna do 9.º Ano da Escola Básica Bartolomeu Perestrelo, em terceiro. Foi também atribuída uma menção honrosa a Victória Freitas de Castro, aluna do 9.º Ano do Colégio de Santa Teresinha.

“Quatro jovens cheias de presente e de futuro”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhando que o texto de Júlia Ferreira é “primoroso”, ao narrar o encontro de alguns grandes escritores nacionais de várias épocas numa “Cimeira da Língua Portuguesa”.

“A língua portuguesa fica a dever-vos, a vocês, aquilo que é o terem participado e o terem vibrado com essa experiência. Nunca mais se vão esquecer deste dia”, disse, reforçando: “Ao participarem estão a dar vida à nossa língua comum, que é um dos ativos grandes que nós temos.”

E acrescentou: “O português é cada vez mais uma língua, formal ou informalmente, oficial de organizações em todo o mundo, governamentais e não governamentais.”

“Quando amanhã se levantarem e se virem ao espelho, digam uma coisa que é fundamental, que eu dizia aos meus alunos: Nós, portugueses, somos muito bons”, disse ainda, e adiantou: “Porque temos a tendência para nos minimizarmos, falta-nos, às vezes, amor próprio, autoestima, mas não às quatro que acabam de ser premiadas.”

O Presidente da República encontra-se na Região Autónoma da Madeira para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com um programa intenso que começou hoje e termina na quinta-feira.

Related posts
BrasilPolítica

“Temos de pedir desculpas ao povo português pela atitude de Jair Bolsonaro”

BrasilPolítica

Marcelo teve conversa "muito interessante" com Lula

BrasilPolítica

Presidente Marcelo aguarda "serenamente" desfecho de almoço com homólogo Bolsonaro

BrasilPolítica

Marcelo no Brasil divide-se entre cultura e política

Assine nossa Newsletter