Irão e China assinam acordo de cooperação para 25 anos

Irão e China assinam acordo de cooperação para 25 anos

O Irão e a China vão assinar hoje, em Teerão, um acordo de cooperação estratégica e comercial para 25 anos e em análise há vários anos, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano

Este “roteiro completo”, que contém “cláusulas políticas, estratégicas e económicas”, deve ser concluído durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, desde sexta-feira à noite em Teerão, acrescentou Said Khatibzadeh, em declarações à televisão estatal iraniana.

“Este documento pode ser muito eficaz para aprofundar” as relações sino-iranianas, indicou o porta-voz, ao lembrar que o projeto foi iniciado por ocasião da visita do Presidente chinês, Xi Jinping, a Teerão, em janeiro de 2016.

Na altura, Xi e o homólogo iraniano Hassan Rohani decidiram reforçar os laços entre os dois países.

Teerão e Pequim comprometeram-se “a realizar negociações para a assinatura de um acordo de cooperação alargada para 25 anos” e “cooperar e desenvolver investimentos recíprocos em diferentes domínios, nomeadamente, transportes, portos, energia, indústria e serviços”, de acordo com um comunicado publicado por ocasião da visita.

O acordo deverá ser assinado, a meio do dia, no Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, entre Wang e o homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif.

Related posts
ChinaEconomia

Comércio e Investimento vão bater novos recordes pós-pandemia

BrasilChina

China é quem mais vende para o Brasil

ChinaLifestyle

Do vinho à cortiça, empresários chineses apostam em produtos típicos portugueses

ChinaPortugal

Xiaomi quer criar rede de 22 Lojas em Portugal

Assine nossa Newsletter