Início » Shaoxing restaura as memórias

Shaoxing restaura as memórias

Yuan Zhenyu, Shang Yiying e Xu Shunga

Ao caminhar-se ao longo do rio, depois de se atravessar a ponte de pedra Tanhua, chega-se a Shusheng Guli. Esta região, que recebeu o nome em homenagem ao famoso calígrafo da Dinastia Jin Oriental Wang Xizhi (também chamado de Shusheng), tem as ruas cobertas com pedras azuladas, ladeadas por edifícios antigos, como é típico das cidades a Sul do rio Yangtzé.

Shusheng Guli, localizada na região antiga de Shaoxing, cidade oriental da China, é também um dos pontos principais de proteção do património cultural. Com uma história de mais de 2.500 anos, esta é uma das principais cidades históricas e culturais da China, conhecida como “museu sem paredes” ou “extensa obra encadernada”. Mas há muito que Shaoxing questiona as formas de preservar e desenvolver a cidade antiga.

Para Xu Juemin, diretor do Departamento Histórico e Cultural de Shaoxing, a conservação cultural local segue o princípio de “reparação que preserva a essência”. Tanto com a proteção cultural como histórica, o objetivo é melhorar toda a região. “Todo este processo procura voltar a dar vida e espírito a Shaoxing”.

No arranque de 2018 foram publicadas as “Regulamentações de Proteção da Cidade Antiga de Shaoxing”, que entraram em vigor em janeiro do ano seguinte. O objetivo é resolver os principais problemas e necessidades do processo de proteção de Shaoxing, tendo sido adotadas medidas com base na estrutura da cidade, estado de conservação, e respetivas renovação e utilização.

Funções de outras cidades não tão antigas serão realocadas, edifícios altos construídos de forma dispersa e preenchidas todas as necessidades culturais e de turismo. Antigas zonas residenciais (de valor histórico) foram transformadas e postos em prática vários projetos de renovação. O plano de proteção da cidade está assim a ser conduzido numa área de 9,09 quilómetros quadrados da zona antiga de Shaoxing.

Após design e meticulosa reformulação, dois edifícios municipais, originalmente de 10 e 12 andares, foram reduzidos a apenas cinco e transformados em “Salão Popular de Shaoxing”, “Museu da Meteorologia” e “Salão Anticorrupção”. Estas construções, além de contribuírem para a linha de horizonte da cidade antiga de Shaoxing, fazem também parte do plano de transformação em “Cidade-museu”. “A cultura é atualmente a principal mais-valia de Shaoxing, a força impulsionadora para o desenvolvimento como cidade moderna”, diz Lu Xitang, presidente da Associação de Desenvolvimento de Cultura Yue de Shaoxing, acrescentando que a preservação do contexto histórico da cidade irá impulsionar o desenvolvimento urbano.

Para este espaço entre “preservação” e “evolução”, Shaoxing contratou 45 peritos em planeamento urbano, design e preservação cultural, nunca perdendo o foco na luta pelo bem-estar e felicidade da população.

O ano passado foram renovadas zonas residenciais com quase oitenta anos de história no centro da cidade, incluindo o sistema de tratamento de esgotos e escoamento de águas, restauração de estradas, renovação de fachadas e proteção de direitos intelectuais.

Localizada na zona antiga da cidade, a pequena área de Yandianyuan, vizinha da terra natal de Lu Xun e do Jardim Shen, foi construída há já 22 anos e continua a ser melhorada e renovada. Com isso resolveu problemas relacionados com edifícios antigos, falta de estacionamento e gestão de propriedades, parecendo cada vez mais uma comunidade moderna. “A transformação da comunidade antiga não só contribui para a imagem geral da cidade, como também beneficia a vida da sua população. Todos ficamos a ganhar”, assinala Yang Xingquan, presidente da comunidade.

Shaoxing encontrou uma nova forma de resolver os problemas de “fontes de financiamento” para a proteção urbana. Huang Xiafeng, membro do comité partidário para Proteção Cultural e Histórica de Shaoxing, afirma que o fundo de proteção da cidade, em parte proveniente de taxas de transferência de terrenos, conseguiu juntar até ao momento 3 mil milhões de RMB. Em simultâneo será reunido capital através de operações de mercado para garantir ao máximo a execução de projetos de proteção e desenvolvimento da cidade.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!