Plano de Itália contra pandemias era de 2006 - Plataforma Media

Plano de Itália contra pandemias era de 2006

O Ministério Público de Bergamo, que conduz inquéritos sobre o novo coronavírus na Itália, afirmou nesta segunda-feira (18) que o plano do governo contra pandemias não era atualizado desde 2006

A declaração foi dada após uma audiência de seis horas com Giuseppe Ruocco, secretário-geral do Ministério da Saúde e ex-diretor-geral de prevenção. Ele foi ouvido como “pessoa informada sobre os fatos” e não é investigado no momento.   

“O plano em vigor era o de 2006, ao menos isso é o que nos foi dito”, contou a procuradora-adjunta de Bergamo, Maria Cristina Rota. A suposta falta de um plano antipandemias atualizado é um dos pilares da investigação do MP, que recebeu mais de 100 denúncias de familiares de vítimas da Covid-19 sobre supostas falhas e negligências no início da crise.   

Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) que chegou a ser removido do site da entidade, o plano italiano não era atualizado desde 2006. A última versão do documento data de 2017, mas o texto é praticamente igual ao de 11 anos antes.   

Leia mais em ISTOÉ

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
MundoSociedade

Pelo menos 11 países registam casos de mutação do coronavírus

MundoSociedade

Depois de França e Espanha, Suécia e Itália reportam casos da nova variante

MundoSociedade

Covid-19: Itália regista 459 mortos e 19.037 novos casos nas últimas 24 horas

Assine nossa Newsletter