Análise de DNA reforça tese de que dentes-de-sabre nunca foram tigres (ou mesmo felinos) - Plataforma Media

Análise de DNA reforça tese de que dentes-de-sabre nunca foram tigres (ou mesmo felinos)

Estudo de ossos de mais de 50 mil anos de idade também traz pistas sobre o estilo de vida desses predadores.

O DNA obtido a partir de ossos com mais de 50 mil anos de idade reforça a tese de que os carnívoros conhecidos como dentes-de-sabre nunca foram “tigres”, ao contrário do que dava a entender o nome popular dos bichos. Aliás, tampouco eram propriamente felinos, para começo de conversa.

Segundo os dados genômicos, esses predadores majestosos pertenciam a uma linhagem bem diferente, que está separada da dos ancestrais de todos os gatos de hoje, grandes ou pequenos, há cerca de 25 milhões de anos. E as informações obtidas a partir do material genético também estão trazendo pistas sobre o estilo de vida e o comportamento dos dentes-de-sabre, complementando o que a paleontologia já indicava.

As conclusões estão num artigo publicado recentemente na revista científica “Current Biology”, coordenado por Ross Barnett, da Universidade de Copenhague, e que também tem entre seus autores o brasileiro Eduardo Eizirik, da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

Até o Pleistoceno (a Era do Gelo), fase da história da Terra que se encerrou há cerca de 10 mil anos, o planeta foi habitado por uma considerável variedade de dentes-de-sabre. Um dos últimos a se extinguir, aliás, foi o Smilodon populator, comum em Minas Gerais na época em que os primeiros seres humanos chegavam ao atual território brasileiro.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Artigos relacionados
BrasilSociedade

Bolsonaro quer nova estrada no coração da Amazónia

EconomiaMundo

Reino Unido vai proibir venda de automóveis a diesel e gasolina a partir de 2030

BrasilFuturo

Ararinhas-azuis, extintas na natureza, serão libertadas na natureza em 2021

MundoPolítica

Governo de Trump vai abrir leilão para exploração petrolífera no Alasca

Assine nossa Newsletter