A Sonangol anunciou ter tomado, com o grupo GEMCORP, a decisão final de investimento para a construção da Refinaria de Cabinda, com as despesas situadas em 920 milhões de dólares.
A refinaria, construída na planície de Malembo, 30 quilómetros a Norte da capital de Cabinda, é o primeiro investimento privado desta natureza em Angola, empregando, de acordo com a Sonangol, a mais recente tecnologia norte-americana para o desenho, operação e desenvolvimento da empreitada em três fases.
Prevê-se que, na primeira fase, o projecto atinja uma capacidade de processamento de 30 mil barris de petróleo por dia, com a empreitada a incluir a instalação de um dessalinizador, tratamento de querosene e infra-estruturas auxiliares, como um sistema de ancoragem de bóia convencional, oleodutos e armazenamento para mais de 1,2 milhõ̃es de barris, em despesas que totalizam cerca de 220 milhões de dólares.
Leia mais em Jornal de Angola