Governadora de Luanda chama de "ato de vandalismo" manifestação de sábado com apoio da UNITA - Plataforma Media

Governadora de Luanda chama de “ato de vandalismo” manifestação de sábado com apoio da UNITA

A governadora de Luanda considerou a manifestação por membros da sociedade civil, com o apoio da UNITA, “um acto de vandalismo e desacato às autoridades”. Seis jornalistas foram detidos no protesto e o deputado da UNITA Nelito Ekuikui queixou-de de agressão policial

Joana Lino, governadora de Luanda, fez o balanço dos danos provocados pelos manifestantes, lamentou o sucedido e disse ter sido com bastante “tristeza e deslocação” que acompanhou a violação das medidas contidas no decreto presidencial que atualiza a situação de calamidade pública em Angola por causa da Covid-19. Classificou a manifestação como um “ato de vandalismo e desacato às autoridades”.

Por sua vez, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Angola (SJ) lamentou hoje a atuação da polícia durante a manifestação de sábado em Luanda e informou que foram detidos seis jornalistas, um dos quais agredido pela polícia.

Em declarações à Lusa, Teixeira Cândido repudiou os acontecimentos e afirmou que foram detidos três jornalistas da Radio Essencial, bem como o seu motorista, dois da TV Zimbo (um repórter e um operador de câmara) e um fotógrafo da agência de notícias francesa AFP.

Logo no próprio sábado, o deputado da UNITA Nelito Ekuikui afirmou ter sido agredido pela polícia angolana no protesto e estimou que cerca de 40 jovens que participavam na manifestação terão sido detidos.

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
AngolaPolítica

Deputado da UNITA agredido por polícia em manifestação em Luanda

AngolaPolítica

ONG fala de agressões em marcha de Luanda, polícia diz que houve apenas 13 retidos

AngolaPolítica

Descontentamento e protestos em Luanda marcam 3 anos de governo de João Lourenço

AngolaSociedade

Médico angolano não morreu de enfarte na esquadra. Sindicato tem provas diferentes da polícia

Assine nossa Newsletter