Início » Nível do mar em Portugal deve atingir um aumento de cerca de um metro até 2100

Nível do mar em Portugal deve atingir um aumento de cerca de um metro até 2100

Gonçalo Lobo Pinheiro

A previsão foi dada ao PLATAFORMA pelo professor João Miguel Dias, especialista em Oceanografia Física com interesse nas áreas do nível do mar e inundações costeiras, da Universidade de Aveiro

Na semana em que se comemorou o Dia Mundial Marítimo, conversámos com especialistas sobre os mares. João Miguel Dias é o diretor do Departamento de Física e da licenciatura em Ciências do Mar da Universidade de Aveiro, bem como co-coordenador da linha temática Sistemas Ambientais Integrados do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar.

Sendo um especialista em oceanografia física, procurámos saber em que estado estão as zonas costeiras portuguesas. “Estão em constante evolução”, assume o académico, alertando para o facto de que “algumas zonas em particular devido ao risco de erosão acentuada”.

De uma forma geral, admite o físico, a morfologia da costa portuguesa não se tem alterado significativamente, contudo “determinadas zonas caraterizadas por praias arenosas têm evidenciado um recuo acentuado da linha de costa”. “Isso ocorre predominantemente devido ao efeito erosivo da agitação marítima durante as tempestades de inverno, e resulta essencialmente de um défice sedimentar no transporte longilitoral norte-sul induzido pelo retenção de sedimentos devido à artificialização do leito dos rios”, explica, dando como exemplos casos de construção de barragens, açudes, mini-hídricas, e outras edificações.

Questionado sobre o aumento da massa de água oceânica, João Miguel Dias foi perentório: “Este aumento resulta da expansão térmica da água do mar derivada do aquecimento global, assim como do degelo dos glaciares continentais e dos calotes polares”, acrescentando que tudo esse fenómeno é “condicionado pelo movimento lento das placas tectónicas que existem por debaixo dos continentes e dos oceanos, que tanto pode amplificar como atenuar o efeito do aumento do volume da água do mar resultante dos fatores referidos anteriormente”.

Em Portugal, com base no conhecimento atual e, claro, dependendo do local do país, “prevê-se que o nível do mar possa subir de um a três milímetros por ano, podendo atingir um aumento de cerca de um metro até ao ano 2100” constata o académico que relembra que a subida do nível da água do mar, identificada através da análise de registos do nível da água efetuados nas mais diversas zonas costeiras do planeta, “não ocorre de igual forma em todas as regiões do globo”, concluindo que “existem inclusivamente zonas onde ocorre o padrão inverso”.

Leia também a entrevista de Álvaro Sardinha sobre Economia Azul ao PLATAFORMA

Leia também a entrevista de Adelino Canário sobre sustentabilidade dos mares ao PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!