A primeira fase de testes clínicos desta potencial vacina contra covid-19, a única a ser administrada em spray nasal, irá começar em novembro, com uma centena de voluntários
A China autorizou o início de testes clínicos em humanos de uma possível vacina contra a covid-19, a única a ser administrada através de spray nasal, informou esta sexta-feira o portal de notícias Sina.com.
Após receber luz verde da Administração Nacional de Produtos Médicos chinesa, esta potencial vacina começará a primeira fase de testes clínicos em novembro, com uma centena de voluntários, na cidade costeira de Dongtai, na província oriental de Jiangsu.
O projeto foi desenvolvido conjuntamente pelas universidades de Xiamen e Hong Kong e a empresa de biotecnologia de Pequim “Wantai”.
Caso seja eficaz pode oferecer imunidade contra a covid-19 e a gripe
Peritos citados pela imprensa estatal asseguram que finalizar as três fases dos testes levaria pelo menos um ano, embora, se eficaz, a vacina possa oferecer uma “dupla imunidade” contra o coronavírus que provoca a covid-19 e a gripe.
A razão é que foram usados fragmentos da proteína que forma a “corona”, que dá o nome ao agente infeccioso do SARS-CoV-2, em vírus atenuados da gripe sazonal comum.
Leia mais em Folha de S.Paulo