Início » Xanana: É momento de refletir e definir visão para futuro de Timor-Leste

Xanana: É momento de refletir e definir visão para futuro de Timor-Leste

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, afirmou hoje (14) que é momento de fazer uma reflexão e definir uma visão para o futuro, quando o país se prepara para celebrar 24 anos de independência

Lusa

“Esta não é apenas a celebração de uma década ou de um quarto de século, mas uma celebração com um simbolismo muito particular. Vamos celebrar 24 anos de independência, um período equivalente à duração da luta pela independência”, afirmou Xanana Gusmão.

O primeiro-ministro discursava na cerimónia para assinalar o 12.º aniversário da criação da Polícia Científica e de Investigação Criminal, que decorreu em Díli.

Timor-Leste restaurou a independência a 20 de maio de 2002, depois da realização de um referendo a 30 de agosto de 1999, que pôs fim à ocupação por parte da vizinha Indonésia.

“É tempo de fazermos uma pausa, olharmos para trás e refletirmos. Refletirmos sobre o que a independência representa na vida de cada cidadão timorense, sobre aquilo que já conseguimos alcançar e que nos enche de orgulho, sobre as áreas em que falhámos ou onde ainda não atingimos o que é necessário e, sobretudo, definirmos a visão necessária para o futuro”, disse Xanana Gusmão.

Leia também: Timor-Leste reforça policiamento em todo o país devido a violência

Salientando que Timor-Leste é atualmente um país pacífico e estável e uma sociedade livre e democrática, Xanana Gusmão salientou, contudo, que a construção do Estado “não se limita ao hastear da bandeira, nem à criação de instituições”.

“Esses momentos representaram apenas o início dos nossos passos num longo processo, que enfrenta sempre desafios. Desafios internos e inerentes a cada país, bem como desafios decorrentes do contexto mundial”, afirmou.

No discurso, o primeiro-ministro destacou que o setor da justiça continua a enfrentar “grandes desafios”, principalmente ao nível de formação de recursos humanos, e que a reforma é uma das prioridades do seu Governo. “Mas estas reformas não podem ser impostas por decreto nem apenas pela lei. Exigem, acima de tudo, para o seu sucesso, compromisso e dedicação das pessoas que integram estas instituições”, salientou Xanana Gusmão.

No discurso, o primeiro-ministro destacou que a criação da Polícia Científica e de Investigação Criminal foi um “grande passo para o desenvolvimento do setor da justiça” e agradeceu aos parceiros internacionais, em particular, o apoio de Portugal e da Polícia Judiciária (PJ) portuguesa.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website