Início » Macau: Museu local incluído em lista chinesa de monumentos

Macau: Museu local incluído em lista chinesa de monumentos

André Jegundo

O museu sobre o compositor chinês Xian Xinghai, em Macau, foi incluído na lista de monumentos nacionais dedicados à vitória contra o Japão na Segunda Guerra Mundial. Com 80 monumentos e locais, a lista foi divulgada pelo Conselho de Estado Chinês no âmbito das comemorações do 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Este é primeiro monumento ou museu de Macau a ser incluído na lista.


O compositor Xian Xinghai nasceu em Macau em 1905 e é autor de uma das músicas patrióticas mais conhecidas em toda a China: a “Cantata do Rio Amarelo”. Foi composta no início de 1939, em Yan an, já durante a Guerra Sino-Japonesa, e apresentada pela primeira vez ao público em Abril do mesmo ano. Rapidamente espalhou-se a todo o país, tornando-se num hino patriótico contra o invasor. Xian Xinghai viria a morrer, em 1945, em Moscovo, aos 40 anos de idade.

O museu dedicado ao compositor está localizado na Rua de Francisco Xavier Pereira e abriu ao público em Novembro do ano passado, depois de obras de remodelação da moradia onde foi instalado.

Ler mais em TDM

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!