Início » Como uma família brasileira construiu um império a vender jogadores de futebol

Como uma família brasileira construiu um império a vender jogadores de futebol

Tariq Panja

A família Stivali estava no negócio dos alimentos. Quando perceberam que podiam vender jogadores de futebol como quem vende batatas, mas a troco de milhões, investiram a sério no “produto”. A sua última exportação foi Renan Lodi, vendido ao Atlético de Madrid

De muitas maneiras, não há coisa alguma de extraordinário em Renan Lodi. Lateral esquerdo do Atlético de Madrid, um clube espanhol, Lodi é mais um entre as centenas de jogadores brasileiros que atravessaram o Atlântico para defender clubes europeus em competições de elite como a Champions League.

Mais de 50 jogadores brasileiros já jogaram finais da Champions, de fato. Lodi, 22, espera se tornar parte desse grupo em breve.

O Atlético de Madrid e sete outros clubes se reuniram em Portugal para a conclusão do torneio deste ano, postergado por conta da pandemia. Os espanhóis jogam contra o RB Leipzig nesta quinta (13), às 16h, pelas quartas de final.

Mas embora Lodi ainda esteja a três vitórias de erguer a taça, sua odisseia europeia já se provou lucrativa para a empresa que o descobriu em uma pequena escolinha de futebol quando ele tinha 13 anos. Também validou um curioso projeto de negócios que gira em torno de um produto de exportação precioso, mas que o Brasil tem em abundância: talento futebolístico.

Desde a década de 1970, a família Stival opera um negócio bem-sucedido de alimentos, um dos maiores do ramo no sul do Brasil, na cidade de Curitiba.

Cerca de 15 anos atrás, a família decidiu se dedicar ao futebol. Como milhões de famílias brasileiras, os Stival são torcedores apaixonados do esporte. Mas perceberam ao longo do tempo que os jogadores haviam se transformado em mercadorias, comprados e vendidos por milhões de dólares, como as toneladas de feijão, arroz e grãos que vendiam a cada semana.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!