Timor-Leste quer relançar projecto chinês de televisão digital - Plataforma Media

Timor-Leste quer relançar projecto chinês de televisão digital

O secretário de Estado para a Comunicação Social timorense, Merício dos Reis “Akara”, quer relançar o quanto antes o projeto de implementação em Timor-Leste da Televisão Digital Terrestre (TDT), a cargo de duas empresas chinesas.

Segundo um comunicado da embaixada da China em Díli, o governante falava durante um encontro com o embaixador da China em Timor-Leste, Xiao Jianguo.

Merício dos Reis disse que o projeto poderá reforçar a cooperação entre a China e Timor-Leste no âmbito da prevenção e controlo da pandemia de covid-19 e o intercâmbio bilateral nos setores da cultura e ‘media’.

Também Xiao Jianguo disse esperar que a TDT possa ser lançada em breve para ajudar os timorenses a compreender melhor a China e a cultura chinesa.

A construção de duas estações emissoras da TDT, a cargo de duas empresas chinesas – a National Engineering Laboratory for DTV (Beijing) e a Potevio Group Corp. –  arrancou em junho de 2019, mas foi suspensa devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Xiao Jianguo destacou o papel da comunicação social na implementação de medidas rigorosas de combate à covid-19, tanto na China como em Timor-Leste, numa reunião que contou com a presença do presidente da Rádio e Televisão de Timor-Leste, Francisco da Silva “Gary”.

O diplomata prometeu que a China irá continuar a apoiar Timor-Leste não apenas no controlo da pandemia de covid-19, mas também na recuperação económica.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 590 mil mortos e infetou mais de 13,83 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Assine nossa Newsletter