Ao todo, 84 empresas suspenderam, de Abril a Junho, o vínculo laboram com 4.180 trabalhadores, devido à crise resultante da pandemia da Covid-19.
De acordo com dados da Inspecção Geral do Trabalho apresentados, ontem, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, durante a discussão, na especialidade, da Proposta de OGE Revisto, outras 35 empresas têm a intenção de despedir 2.886 trabalhadores, o que acontecer vai perfazer um total de 7.066 funcionários desempregados.
Teresa Rodrigues Dias garantiu que, a apesar deste cenário, os esforços do Executivo são permanentes, tendo apontado o Plano de Acção e Promoção da Empregabilidade (PAPE), aprovado pelo Presidente da República, que prevê a criação de 500 mil empregos. “No momento em que se delineou o Programa, não se imaginava que surgiria a pandemia da Covid-19, por isso as razões de operacionalização do programa e da sua continuidade mereceu um estudo prévio que terminou recentemente e visa o ajustamento do programa”, sublinhou.
Leia mais em Jornal de Angola