Início » Covid-19: Angolanos retidos no Brasil regressarão esta semana

Covid-19: Angolanos retidos no Brasil regressarão esta semana

Cerca de 250 angolanos retidos no Brasil por causa da covid-19 regressarão ao país na próxima quinta-feira em voo especial excepcional, a ser realizado pela companhia aérea nacional (TAAG) pela primeira vez.

Trata-se do primeiro voo humanitário de resgate coordenado pela Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate para este país sul-americano de onde já regressaram angolanos em outras circunstâncias e companhias.

Assim, o Boeing 777-300 deverá sair do Brasil na madrugada do dia 16, com previsão de chegada a Luanda na tarde da mesma quinta-feira, trazendo estudantes, comerciantes e profissionais distintos.

Segundo apurou a Angop de fonte aeronáutica, outros voos poderão acontecer para e de outros pontos, desde que autorizados ou orientados pelo Governo, em coordenação com as autoridades desses países e mediante disponibilidade dos Centros de Quarentena.

Esse inédito voo para o Brasil acontece depois de a TAAG ter já resgatado angolanos em Portugal, Turquia, Rússia e China.

Entre março e hoje, trouxe também equipamentos de biossegurança e hospitalares da China e África do Sul, este último país, de onde transportou, esta quinta-feira 449 angolanos em dificuldades neste país da África Austral.

Até ao momento, segundo o Governo angolano já regressaram ao país 5.771 cidadãos angolanos desde o fecho de fronteiras, dos quais 1.470 da África do Sul, 2.158 de Portugal, 512 do Brasil e os restantes de outras origens.

Entre os demais países, de acordo com o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião constam Cuba, Rússia, Namíbia, Zâmbia, Zimbabué, Índia, Turquia, República do Congo e República Democrática do Congo.

Do total dos regressados, informaram as autoridades, comprovou-se 49 casos importados.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!