Governo fica com 72,5% da TAP e troca CEO - Plataforma Media

Governo fica com 72,5% da TAP e troca CEO

O governo português chegou a acordo para comprar a participação de David Neeleman, no consórcio Atlantic Gateway. O empréstimo de 1,2 mil milhões de euros pode chegar entretanto à TAP. Antonoaldo Neves deixa de ser CEO da TAP.

“De forma a evitar o colapso da empresa o Governo optou por chegar a acordo por 55 milhões de euros”, referiu o ministro das Finanças, João Leão, numa conferência de imprensa conjunta com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

O Estado aumenta a participação na TAP dos atuais 50% para 72,5%. Chegou a ser proposto à companhia aérea um empréstimo de 1200 milhões, com condições que os privados não aceitaram. Mas, ainda assim, foi possível chegar a um acordo e evitar a falência da empresa.

“A atividade da TAP tem sido de enorme importância estratégica para o país”, reforçou o ministro das Finanças, João Leão.

Desta forma, o Governo ficará com a gestão da companhia aérea, que não será nacionalizada. Uma opção que, segundo o ministro das Infraestruturas, nunca foi a escolha inicial do Executivo.

Leia mais em TSF

Artigos relacionados
EconomiaPortugal

Bruxelas dá luz verde a Banco Português de Fomento

EconomiaPortugal

Capacidade de produção de carvão caiu pela primeira vez

EconomiaPortugal

Bancos perderam mais de 300 milhões até junho

EconomiaPortugal

Novo Banco vai pedir mais 176 milhões ao Fundo de Resolução

Assine nossa Newsletter