Governo fica com 72,5% da TAP e troca CEO - Plataforma Media

Governo fica com 72,5% da TAP e troca CEO

O governo português chegou a acordo para comprar a participação de David Neeleman, no consórcio Atlantic Gateway. O empréstimo de 1,2 mil milhões de euros pode chegar entretanto à TAP. Antonoaldo Neves deixa de ser CEO da TAP.

“De forma a evitar o colapso da empresa o Governo optou por chegar a acordo por 55 milhões de euros”, referiu o ministro das Finanças, João Leão, numa conferência de imprensa conjunta com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

O Estado aumenta a participação na TAP dos atuais 50% para 72,5%. Chegou a ser proposto à companhia aérea um empréstimo de 1200 milhões, com condições que os privados não aceitaram. Mas, ainda assim, foi possível chegar a um acordo e evitar a falência da empresa.

“A atividade da TAP tem sido de enorme importância estratégica para o país”, reforçou o ministro das Finanças, João Leão.

Desta forma, o Governo ficará com a gestão da companhia aérea, que não será nacionalizada. Uma opção que, segundo o ministro das Infraestruturas, nunca foi a escolha inicial do Executivo.

Leia mais em TSF

Assine nossa Newsletter