Início Portugal Chega torna oficial ligação à extrema direita europeia

Chega torna oficial ligação à extrema direita europeia

Filipe Sousa

O Chega pertence oficialmente ao Identidade e Democracia (ID), partido ao qual pertencem a Frente Nacional de Marine Le Pen e a Liga Norte, de Mateo Salvini.

O Chega integra, de forma oficial, a família da extrema-direita europeia. Frente Nacional, de Marine Le Pen), Liga Norte, de Mateo Salvini, Alternative für Deutschland (AfD) e Partido pela Liberdade, de Geert Wilders, entre dezenas de outros, fazem parte do partido europeu Identidade e Democracia (ID) que acolheu o português Chega.

A aliança com o partido europeu foi concretizada no dia 1 de julho, após o convite realizado a 10 de junho. O aceno partiu do presidente do ID, Gerolf Annemans, que endereçou uma carta lançando o desafio ao líder do partido português.

Annemans confirmou a adesão do Chega, de acordo com a Sábado, afirmando: “Fico feliz por confirmar que o Chega juntou-se ao nosso partido europeu após várias conversas produtivas com o sr. Ventura e os seus colegas de partido”. Do lado do Chega, André ventura respondeu que “Vai ser uma honra fazer política ao lado de grandes políticos como Matteo Salvini”, acrescentando que “É um enorme orgulho que, em tão pouco tempo, o Chega seja já considerado como muito apelativo para os grupos políticos europeus”, acrescenta.

O ID é o quarto maior partido no Parlamento Europeu, com 76 deputados, representando partidos de direita radical, eurocéticos, populistas e de extrema-direita, e têm em França, com Le Pen, e Itália, com, Matteo Salvini, as maiores delegações.