Hong Kong aprova lei de segurança nacional - Plataforma Media

Hong Kong aprova lei de segurança nacional

O Parlamento da Região Administrativa Especial ratificou a lei imposta e aprovada por Pequim. A lei criminaliza atos de protesto que podem passar a ser considerados subversão, terrorismo e conspiração com forças estrangeiras para afetar a segurança nacional

Hong Kong adotou a lei se segurança nacional imposta por Pequim, fazendo a maior mudança até hoje na sua mini Constituição, noticia o South China Morning Post.

O Presidente chinês Xi Jinping aprovou a lei hoje, apenas um mês depois de a proposta legislativa ter dado entrada no Parlamento de Pequim. Logo a seguir, Hong Kong adotou-a no seu novo ordenamento jurídico. Esperam-se consequências nas relações internacionais e também convulsões internas com possíveis novos protestos.

Carrie Lam diz que Hong Kong não tem medo de sanções dos EUA

No Parlamento chinês a lei passou por unanimidade com os votos dos 162 delegados, na véspera do 23º aniversário da transição de Hong Kong da soberania britânica para a China.

Pequim descreveu a lei de segurança nacional como uma “espada” que pende sobre aqueles que ameaçam a estabilidade do território, num claro recado aos protestos encabeçados por grupos de jovens e que já duram há meses.

Este artigo está disponível em: English

Assine nossa Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *