Angola tem confirmados quatro novos casos de covid-19 e mais uma morte, elevando o número total de infeções para 176, anunciou hoje o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda
De acordo com Franco Mufinda, os quatro novos casos, relativos a cidadãos angolanos, são todos de transmissão local.
Dois destes casos estão relacionados com pacientes ou médicos da Clínica Multiperfil, em Luanda, que se encontrava até hoje sob cerca sanitária.
O quarto caso é o de um jovem de 18 anos de idade que estava internado na Clínica Girassol, teve uma descompensação do seu quadro de malária grave e iniciou durante o internamento “um quadro de insuficiência respiratória aguda grave”, acabando por morrer hoje, informou o secretário de Estado.
Franco Mufinda adiantou que o resultado do teste ao novo coronavírus foi obtido na sexta-feira ao final do dia e o jovem foi tratado desde essa altura como doente de covid-19, estando em curso o rastreio dos seus contactos.
Hoje foi levantada a cerca sanitária da Clinica Multiperfil, estando em curso a testagem de todos os seus profissionais de saúde, e será feita a desinfeção nos próximos dias.
Também a cerca do bairro Hoji Ya Henda, em Luanda, onde foram testadas mais de 3.000 pessoas, foi hoje levantada, mantendo-se a vigilância epidemiológica.
Angola regista até agora nove mortes associadas à covid-19 e 176 infeções com o novo corovanírus, 66 das quais são já casos recuperados, mantendo-se 101 ativos.