Início » Economia azul “está de boa saúde” na UE

Economia azul “está de boa saúde” na UE

Plataforma

A economia azul na União Europeia (UE) “está de boa saúde” e registou em 2018 um volume de negócios de 750 mil milhões de euros, anunciou a Comissão Europeia em comunicado. No período, o sector empregava cinco milhões de pessoas, mais 11,6 por cento comparativamente a 2017.

As informações constam do Relatório de 2020 sobre a Economia Azul da UE, divulgado recentemente pela Comissão Europeia, documento que aborda a missão dos setores económicos da união ligados aos oceanos e ao ambiente costeiro.

O relatório lembra as fortes implicações da pandemia do novo coronavírus em setores ligados ao mar, como o turismo e atividades e as pescas. Assinala que ao nível global, a economia azul “tem um enorme potencial em termos de contribuição para uma recuperação ecológica”, adianta.

Lembra ainda que o meio marinho está associado a atividades tradicionais como a pesca e o transporte, reunindo um número cada vez maior de setores emergentes e inovadores, onde se incluem as energias marinhas renováveis. 

A UE continua a ser líder mundial em tecnologia de energia dos oceanos, esclarece o documento, assegurando que a união “está no bom caminho para produzir até 35 por cento da sua eletricidade a partir de fontes renováveis no mar até 2050”.

“As energias renováveis com origem nos oceanos, os alimentos, o turismo sustentável, a bioeconomia azul e muitas outras atividades que integram aa economia azul vão ajudar-nos a sair desta crise mais fortes, mais saudáveis, mais resilientes e mais sustentáveis. Estamos a fazer tudo o que é possível para atenuar o impacto do confinamento e proteger os empregos na economia azul e o bem-estar das comunidades costeiras sem abdicar das ambições ambientais”, assegurou o Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!