Início » “Nada foi escondido dos EUA, desde o primeiro dia” sobre o COVID-19: chefe da OMS

“Nada foi escondido dos EUA, desde o primeiro dia” sobre o COVID-19: chefe da OMS

Cerca de 15 funcionários dos Centros de Controle de Doenças dos EUA foram destacados para a OMS desde janeiro, com dois funcionários americanos designados a longo prazo, o que é um sinal da transparência da agência, disse Tedros em entrevista coletiva, acrescentando que “todos os países obtêm informações imediatamente.”

Chamando o COVID-19 de “inimigo público número 1”, disse o chefe da OMS “, alertamos desde o primeiro dia: é um diabo que todos devem lutar”. Tedros fez as declarações depois do presidente dos EUA, Donald Trump, em 14 de março ordenar a suspensão do financiamento do seu país à OMS, alegando que a agência havia atrapalhado a resposta inicial ao COVID-19, embora o órgão especializado para a saúde global esteja a coordenar esforços internacionais contra a pandemia.

Trump também insistiu que a OMS não conseguiu partilhar informações “de maneira oportuna e transparente” desde o surto do COVID-19. Em resposta às alegações, Tedros disse que “não há segredos na OMS porque manter as coisas confidenciais ou secretas é perigoso … porque se trata de vidas, e mesmo uma única vida é muito preciosa”.

Se houver uma forte unidade nacional e solidariedade global, o mundo ainda poderá vencer a luta contra o COVID-19, disse Tedros, alertando “sem os dois, confie em nós, o pior ainda está à nossa frente”. A OMS, trabalhando com outras organizações, fez pedidos de 30 milhões de testes nos próximos quatro meses e entregou equipamentos de proteção e suprimentos médicos para 40 países, de acordo com Tedros.

A agência de saúde também pretende enviar quase 180 milhões de máscaras cirúrgicas, 54 milhões de máscaras N95 e mais de 3 milhões de óculos de proteção para os países mais necessitados até abril e maio.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!