FALTA DE SIMPATIA EM MACAU - Plataforma Media

FALTA DE SIMPATIA EM MACAU

O sentimento de “simpatia” é usado para descrever o que estranhos sentem quando interagem e se ajudam mutuamente. Não é um sentimento impulsionado por afeto, amizade ou amor, mas algo que tem origem na natureza humana. No entanto, nas páginas de Facebook de Macau esta palavra assumiu um significado pejorativo, troçando do comportamento da população de Macau em relação a alguns problemas sociais. 

Este uso satírico da palavra foi iniciado por alguns influenciadores que frequentemente partilham a opinião em relação a vários assuntos sociais, citando discussões sobre “simpatia” em fóruns online de opinião geral com mais de 40 mil membros. Os seguidores concordam, afirmando que “simpatia” significa agora o exato oposto. 

Normalmente, os seguidores destas páginas não costumam participar ou concordar com a opinião geral. Estas são páginas com menos seguidores do que os fóruns em questão, com cerca de 8000 seguidores. 

É impossível de ignorar a horrível natureza humana. Todavia, esta imagem de “simpatia” é diferente da minha impressão de Macau. Para mim, Macau possui simpatia. 

É difícil de entender se estas opiniões minoritárias baseadas em estereótipos sofreram o fenómeno de “Câmara de Eco” nas redes sociais ou se estamos a presenciar o “princípio de Pareto” em que esta minoria, os 20 por cento, estão a expressar a natureza de 80 por cento da população de Macau. 

MEIMEI WONG 03.04.2020

Related posts
Opinião

Liberalismo selvagem

Opinião

A Carne De Porco É Cara? Criemos Porcos!

Opinião

Pedido de Compensação Americano Terá Lugar Amanhã

Opinião

O caminho da montanha

Assine nossa Newsletter