Início Opinião Próspero ano do cão

Próspero ano do cão

Este ano de 2018 é o ano Wuxu de acordo com o calendário lunar chinês, o que corresponde ao signo do cão. Embora já tenha passado mais de um mês desde o início do ano de 2018, o ano chinês só começa a ser contado a partir do primeiro mês do calendário lunar. O cão é já há muito tempo considerado um dos seis animais domésticos, juntamente com a boi, o cavalo, a ovelha, o galo e o porco. Entre estes, o cão é o que tem a relação mais próxima com os humanos, tendo os seus pontos fortes sido descobertos de forma gradual. Depois de domesticado, o cão foi-se tornando no animal de estimação mais próximo dos humanos, tornando-se até num amigo ou companheiro. Hoje em dia, em Macau muitos veem o cão como mais do que um animal de estimação, sendo como um amigo ou até como um filho. Frequentemente, podemos ver em jardins amantes de cães a empurrarem carrinhos de bebés com cachorros sentados em vez de crianças. Também várias vezes vejo carros a passar com cães à janela, desfrutando da brisa.

A compreensão e lealdade dos amigos caninos é muito apreciada pelos humanos, por isso desde cedo que estes foram encarregues de proteger as nossas casas. Sendo assim, não é de admirar que quando a Assembleia Legislativa de Macau estava a debater o estabelecimento de leis protetoras dos animais, todos os amantes de animais demonstraram o seu apoio, levando até a reuniões, marchas e petições, onde foi possível ver que os donos de cães superam em número todos os outros amantes de animais.

Devido à capacidade olfativa superdesenvolvida, os cães tornaram-se num grande companheiro dos humanos, sendo frequentemente uma ajuda para muito mais do que apenas ir buscar o jornal. Por isso, de acordo com a sua função, os cães foram divididos em várias categorias, como cão de caça, cão pastor, cão de guarda, cão militar, cão farejador, cão detetor de minas, cão salva-vidas, cão-guia, entre outros. Cada uma das funções é óbvia pela sua denominação, tendo muitas delas ultrapassado a capacidade humana na mesma tarefa. Por estas razões, em diversos países e cidades vários cães foram premiados pela sua contribuição para um certo local, cidade ou país.

A relação entre os cães e os humanos está cada vez mais próxima, e por isso vários intelectuais acreditam que este ano do cão será especialmente próspero para aqueles de signo cavalo, serpente e coelho. Os de signo tigre, coelho, serpente e cavalo irão este ano ter sorte, no entanto, aqueles de signo boi, dragão, ovelha, galo e cão terão de ser cuidadosos.

Visto a astrologia e a metafisica serem áreas muito complicadas, assim como matérias que eu não domino, a minha compreensão é superficial, no entanto acredito que ao enfrentar situações favoráveis ou desfavoráveis, o importante é manter a calma. Um próspero ano do cão para todos!

DAVID Chan 15.02.2018

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!