Início » Muito mais que um negócio

Muito mais que um negócio

A injeção de capital da KNJ na Global Media, como todos os bons negócios, valoriza um ativo importante e dá uma nova dimensão a um dos mais importantes grupos de comunicação social em Portugal. Após uma exigente reestruturação financeira, títulos tão emblemáticos como o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias ou a TSF avançam agora para uma ambiciosa reconversão digital e apostam na língua portuguesa como território de oportunidade para a internacionalização. Linhas de força, essas, anunciadas ainda durante as negociações. Kevin Ho foi a esse propósito claro nas declarações que prestou à Agência Lusa: uma empresa saudável, com músculo financeiro e um plano de crescimento “só pode crescer”.

Há contudo circunstâncias excepcionais neste negócio: nunca uma empresa de Macau antes se aventurara num investimento com esta dimensão mediática e globalizante; nunca a Região teve uma oportunidade tão óbvia de se projetar como plataforma de comunicação entre a China e os países lusófonos. A coincidência dos processos de internacionalização da Global Media e da KNJ coloca instantaneamente Macau na vanguarda da economia da língua portuguesa.

Este jornal, como é público, está desde o início envolvido com este negócio. Este passo dado pela KNJ é em si mesmo a prova da razão de ser do Plataforma Macau. Ao terceiro ano de vida, de forma quiçá surpreendente, cumprimos o conceito que formatou este projeto, não só do ponto vista editorial como na própria gestão do projeto e das parcerias média com as quais fomos crescendo, quer em Portugal quer na China, de forma consistente e estruturante. Com muita ambição, mas também uma ponta de orgulho que, hoje, os nossos leitores e amigos certamente compreendem.

A cidade conta connosco para o papel ao qual desde sempre nos propusemos; a Global Media conta agora connosco para expandir o seu processo de internacionalização a esta parte do mundo; a KNJ sabe bem a mais valia que conseguimos ser no processo de internacionalização. Há, sobretudo, uma energia da convicção que contraria o discurso pessimista e jocoso no que toca à missão de ser plataforma. Agora é real, já toda gente entende; e é profundamente excitante. 

Paulo Rego

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!