Início » UCCLA quer financiamento de fundo de Macau

UCCLA quer financiamento de fundo de Macau

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) pretende apresentar projetos ao Fundo da Cooperação para o Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa, com sede em Macau e um capital de mil milhões de dólares. A organização pretende procurar o financiamento em outubro, mês em que participa na Feira Internacional de Macau (MIF), num evento sobre “Cidades Sustentáveis”.

Será a terceira vez no mesmo ano que uma delegação da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa visita a região. “Fomos convidados pelo Governo de Macau, no quadro do reforço das relações de Macau com as cidades dos países de língua portuguesa”, referiu Vítor Ramalho, secretário-geral, no fim de uma visita de quatro dias ao território, ocorrida na última semana. “Este ano já participámos no festival literário de Macau, trazendo escritores dos países de língua portuguesa”, diz.

Num dos encontros que manteve no território, a administradora do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), Gloria Ung, convidou Angola a ser o país de referência na próxima edição da MIF. Assim, a UCCLA e a Associação Empresarial de Luanda “realizarão a 20 de outubro um evento sob o tema de ‘Cidades Sustentáveis’”, e que refletirá “a consciência de que hoje em dia no mundo as cidades têm o correspondente a quase 60 por cento da população mundial”. 

Com o posicionamento estratégico de Macau como plataforma entre China e países de língua portuguesa, diz Vítor Ramalho, “abrem-se muitas portas, porque, o fundo e o Fórum Macau permitem, que sejam apresentadas candidaturas a projetos concretos que atendam às prioridades que conhecemos bem e que associem empresas de cada um destes países a empresas chinesas”.

Na MIF, Vítor Ramalho propõe-se “trazer ideias de projetos concretos que reforcem a bolsa de negócios entre empresas e que enquadrem uma nova perspetiva”, e que possam ser financiados pelo fundo. 

Luciana Leitão

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!