Início » TIMOR-LESTE E CABO VERDE ACORDARAM ISENÇÃO DE VISTOS

TIMOR-LESTE E CABO VERDE ACORDARAM ISENÇÃO DE VISTOS

 

Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste e Cabo Verde assinaram, esta semana, em Díli, um acordo para isenção de vistos de passaportes ordinários, permitindo aos seus cidadãos a livre circulação entre os dois países.

“Com este acordo estamos a sistematizar, a potenciar e a elevar o patamar da nossa cooperação”, afirmou na ocasião o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Jorge Borges, que se deslocou à capital timorense para participar na reunião de Conselho de Ministros, que antecedeu a cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, José Luís Guterres, a assinatura do acordo, que suspende a necessidade de vistos para os passaportes ordinários, vai reforçar as “ligações históricas para que as novas e futuras gerações façam mais para reforçar os laços de fraternidade” entre os dois países.

“A CPLP para ter sucesso tem de ser não só entre governos, mas também entre povos e por isso a supressão de vistos”, afirmou José Luís Guterres.

Os dois ministros assinaram também um acordo para o estabelecimento de mecanismos de consultas bilaterais e um memorando de entendimento de cooperação educacional.

“O desenvolvimento humano em Cabo Verde é uma área extremamente importante. A única riqueza que temos são os cabo-verdianos e temos alguma experiência que queremos partilhar” com Timor-Leste, afirmou Jorge Borges.

O memorando de entendimento de cooperação educacional está relacionado com o apoio na ciência, ensino superior e inovação.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!