O MENTOR DO “9+2” - Plataforma Media

O MENTOR DO “9+2”

ZhangDejiang está longe de ser uma figura consensual. Por um lado, está associado ao desenvolvimento económico de Zhejiang durante o seu mandato como Secretário do Partido Comunista. Por outro lado, a província de Guangdong não esquece a resposta lenta do seu governo ao surto da SARS (síndrome respiratória aguda severa).

Filho de um general do Exército de Libertação Popular e protegido do antigo presidente JiangZemin, Zhang estudou Economia na Universidade Kim Il-sung, na Coreia do Norte. Começou a carreira política como vice-secretário do Partido Comunista em Jilin, antes de ser transferido para Zhejiang e depois para Guangdong .

No ano em que rebentou o escândalo de corrupção e abuso de poder, que pôs o antigo governador de Chongqing, BoXilai, atrás das grandes, Zhang foi o escolhido de Pequim para o cargo. A passagem de Zhang por Chongqing reforçou a sua posição como homem forte em momentos de crise. Atualmente é Presidente da Assembleia Nacional Popular e dos membros do mais poderoso órgão de decisão do país – o Comité do Politburo do Partido Comunista.

Este artigo está disponível em: 繁體中文