O Museu do Grande Prémio de Macau vai assinalar o Dia Internacional dos Museus e o seu 5.º aniversário com entrada gratuita e um conjunto de actividades educativas e lúdicas abertas ao público.
A iniciativa, promovida pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST), decorre nos dias 18 de Maio e 1 de Junho.
No âmbito do Dia Internacional dos Museus 2026, subordinado ao tema “Museus a unir um mundo dividido”, o museu terá entrada gratuita a 18 de Maio e organizará actividades especiais durante o fim-de-semana..
Entre as iniciativas programadas destacam-se a Leitura de História Infantil “Passeio da Mak Mak por Macau – Grande Prémio de Macau”, a 17 de Maio, e o “Let’s Glow! Workshop de Placas de Néon de Corrida”, a 23 de Maio.

Leitura de História Infantil “Passeio da Mak Mak por Macau – Grande Prémio de Macau”
A sessão de leitura inclui narração de histórias, trabalhos manuais, jogos e fotografias com a mascote Mak Mak, sendo destinada a crianças com cinco ou mais anos acompanhadas por um adulto.
Já o workshop de néon contará com três sessões e permitirá aos participantes criar placas luminosas inspiradas no Grande Prémio de Macau através de fitas de luz fria.
As inscrições para ambas as actividades decorrem através da “Conta Única” e os participantes serão seleccionados por sorteio. Apesar da participação gratuita, os participantes deverão adquirir o bilhete de entrada do museu para o respectivo dia.
O museu irá ainda participar no “Carnaval do Dia Internacional dos Museus de Macau 2026”, no dia 17 de Maio, na Praça dos Lótus, no Bairro da Ilha Verde, com o jogo interactivo “Pista de Dedo: A Batalha dos Pequenos Pilotos”, aberto gratuitamente ao público.
A 1 de Junho, o Museu do Grande Prémio de Macau celebra o quinto aniversário da sua reabertura após as obras de expansão, também com entrada gratuita.
As comemorações incluem o “Senna Lendário – Workshop de Modelo de Madeira de Corrida F3”, no qual os participantes poderão montar uma maqueta inspirada no carro de Fórmula 3 de Ayrton Senna.
No próprio dia do aniversário, os visitantes poderão participar no jogo interactivo “Caça ao tesouro com lupa: Aventura para decifrar códigos”, bem como num sorteio electrónico para ganhar prémios, incluindo uma miniatura limitada do carro Triumph TR2.
Segundo a DST, a iniciativa integra os esforços contínuos para promover a ligação entre “turismo + desporto” e reforçar o posicionamento de Macau como centro mundial de turismo e lazer através da valorização da herança cultural do Grande Prémio de Macau.



